4 dicas para aumentar o engajamento no Instagram da sua empresa

O Instagram é um excelente aliado para as estratégias de marketing e crescimento da empresa. A plataforma disponibiliza o modo comercial que possibilita que o usuário comercialize os seus produtos e serviços.

Mas não adianta utilizar a plataforma sem engajamento, não é mesmo? O engajamento diz muito sobre a estratégia de comunicação da empresa. Pois, um bom resultado de engajamento ajuda nas vender, aumentando e expandindo o negócio. Além disso, ajuda a estabelecer um sólido relacionamento da empresa com o público-alvo.

As redes sociais são as melhores ferramentas para se relacionar com os clientes. O engajamento não ajuda apenas na atração, mas também é a melhor forma de fidelização e retenção de clientes, indicadores tão essenciais quanto as vendas.

 

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Mas, como o engajamento ajuda a empresa?

Um bom engajamento no Instagram é essencial para que o conteúdo alcance mais pessoas, e a empresa venda mais e se relacione melhor com o público. Mas, um ponto crítico nessa busca por engajamento são as novas regras do algoritmo do Instagram, implementadas da última atualização do aplicativo.

Com as novas regras a exibição das publicações no feed dos usuários não é feita cronologicamente. O algoritmo avalia questões como:

  • Parentesco;
  • Preferências;
  • Frequência de interação do usuário com o perfil.

Desse modo, ele avalia o histórico de interação do usuário com o perfil que publicou para então mostrar cada postagem. Ou seja, pouco engajamento por parte do público faz com que os posts sejam menos exibidos para os seguidores.

 

Dicas para aumentar o engajamento do Instagram

Agora que você já entendeu a importância de ter um bom engajamento, vamos falar sobre o que pode ser feito para aumentar os indicadores da sua página. Veja:

 

Dica 1. Use as hashtags Corretas

Para ter engajamento, é preciso ganhar visibilidade entre o público de interesse. Para isso, segmentar o uso das hashtags é o primeiro passo. Como o instagram agrupa publicações que utilizaram a mesma hashtag, escolher a tag correta é muito importante.

Sempre que você usar uma hashtag em sua publicação, desde que seu perfil seja comercial ou desbloqueado, ela será relacionada quando um usuário pesquisar pelo tema usando o sinal #.

Uma novidade recente é que as pessoas podem seguir não somente perfis, mas também hashtags. Desse modo, todas as pessoas que seguem a hashtag visualizarão a publicação, sem necessariamente seguir a sua página.

 

Dica 2. Use o Stories a seu favor

O stories é um excelente recurso disponível no Instagram, que pode ser usado a favor dos seus negócios. Pois, dos 800 milhões de usuários do Instagram, 300 milhões estão ativos diariamente no Stories.

Além da super audiência, o recurso ainda oferece uma série de ferramentas que aumentam a visibilidade da sua marca e estimulam o engajamento. Entre elas estão:

  • Localização: permite que o seguidor, veja um mini perfil com fotos tiradas no lugar e o endereço, ao clicar nela;
  • Enquetes e Emoji Slider: estimulam a interação por meio dos votos;
  • Hashtags: ampliam a visibilidade da História.

Dica 3. Mantenha a qualidade do conteúdo

Por seu uma rede de fotos e vídeos, a qualidade da imagem é muito importante. Além disso, o conteúdo que as compõe é primordial, pois o que gera interesse e interação com o usuário é a mensagem que a empresa busca passar.

É importante realizar postagem úteis e interessantes que atraiam a atenção do usuário. Por isso, é imprescindível oferecer um conteúdo de qualidade e interessante, capaz de atrair pessoas e estimular a interação.

 

Dica 4. Publique no melhor horário

Faça uma análise sobre o horário em que seu público mais interage nas suas publicações e priorize postar nestes horários. Desse modo, você conseguirá potencializar as interações.

Uma excelente forma de saber o melhor horário é por meio dos relatórios estatísticos do Instagram, pois ele oferece dados completos. Além disso, as ferramentas de automação no Instagram permitem realizar o agendamento das publicações.

Aplique essas dicas no seu Instagram e tenha maior engajamento!