Outsourcing de impressão busca otimizar atividade

Empresas recorrem cada vez mais ao serviço

Por falta de gestão, é comum que os profissionais se assustem ao conhecerem os gastos que atividades relacionadas a impressão representam a empresa. Uma forma de gerenciar esse processo é adotar a outsourcing de impressão, que consiste na terceirização do setor como modo de otimizá-lo.

O recurso tem figurado como uma importante solução na diminuição de gastos, visto que oferece as empresas um controle maior sobre as impressões através da terceirização, além de trazer algumas vantagens para as empresas.

Embora seja uma atividade essencial, são poucas as empresas que já adotaram o outsourcing, mas o ramo tem apresentados bons índices de crescimento.

De modo unificado, o serviço envolve todo o parque de impressão nas empresas, trabalhando com impressoras, copiadoras, máquinas multifuncionais e até mesmo aparelhos de fax, que nem são mais tão presentes nas corporações.

Para a impressão, o serviço estabelece uma relação com o setor, de modo a ampliar sua atuação. Com isso as empresas ganham mais tempo, tendo oportunidade de cuidar de outros processos e atividades, deixando as impressões cuidadas por especialistas.

Implantação é feita por etapas

A implantação do outsourcing de impressão nas empresas tem divisão por fases, constituindo cinco etapas distintas. A ideia é implantar esse serviço de forma bastante eficiente, de modo a trazer resultados mais rápidos para o contratante.

Inicialmente a empresa realiza um levantamento, que é uma parte primordial para a implantação. Nessa etapa é possível analisar desde o volume de impressão daquela corporação, até os custos que ela gera, também estendendo a configuração do parque de impressão.

Como levantamento, a empresa consegue apresentar uma proposta de projeto, com soluções que visam a melhora contínua de seus processos.

Na etapa seguinte é feita a implantação, com a instalação e configuração dos equipamentos. Neste caso, pode também ser utilizados alguns softwares de gestão, que agregam muito ao projeto.

Tendo tudo devidamente instalado, é iniciado as fases de treinamento, onde os funcionários são orientados sobre a utilização das máquinas, além de serem conscientizados para usá-las de forma adequada, sempre com consciência do que o desperdício gera ao negócio.

O tempo de trabalho também é otimizado através do treinamento.

Na última fase, chamada de operação, a empresa de outsourcing fica responsável por acompanhar e gerenciar todo o setor, focando nos serviços relacionados a produção. Com isso, a empresa consegue uma melhora contínua em todo o processo de impressão.

Antes de contratar, avalie alguns pontos

Quem pretende adotar o serviço de outsourcing de impressão, deve se atentar a alguns fatores.

A empresa que oferece o serviço precisa ter experiência na atividade, por exemplo, por isso é importante também analisar o que ela pode oferecer para você.

Como a ideia principal é melhorar os processos, é importante que a empresa seja especializada nesse setor, para que os resultados sejam positivos.

Avalie também as soluções oferecidas e como isso pode te favorecer, não levando somente em consideração o valor do serviço. Relativamente é uma atividade barata, visando a otimização que ela oferece.